sexta-feira, 5 de junho de 2009

A GASTRONOMIA

A cozinha espanhola é marcada pela diversidade de pratos regionais, resultando de várias formas de comer, usos e costumes, dos povos que se vieram fixar na Ibéria.




Os romanos introduziram a mais famosa trilogia mediterrânica: pão, azeite e vinho. Os árabes, fruto de uma permanência de quase oito séculos, contribuíram de forma vincada no carácter da gastronomia espanhola.




Os Árabes introduziram o arroz, a laranja, o açafrão, a canela, o alho, entre muitos outros produtos. Depois das Descobertas, os produtos vindos de novos continentes, vieram enriquecer esta dieta sã.







Cozinha refinada e rústica




A cozinha espanhola ganha também pelos seus cozidos com vinho, em especial o xerez. Usa-se mesmo o chocolate, não fossem os espanhóis responsáveis pela sua introdução nos hábitos de consumo da Europa.







Com a caça também se fazem pratos de alta cozinha, especialmente com o uso da perdiz, javali e cabrito montês. A charcutaria: presunto, enchidos picantes, caracterizam a cozinha mais rústica de algumas regiões.





Os queijos são de gosto forte, à base de leite de cabra ou de ovelha, menos usualmente de vaca. Na gastronomia espanhola cabe ainda referência para os “churros,” fritos quentes e o “turrón” doce, espécie de nogado com muitas variedades.







Nos cafés petiscam-se “tapas” aperitivos muito condimentados, por vezes valendo quase uma refeição completa. Os doces são ricos em açúcar e amêndoas: folhados, tortas recheadas com doce, pudins de laranja.

Um comentário:

  1. Muitos Parabens aos realizadores! Cá está um belo trabalho sobre a nossa terra vizinha ;)
    O slide está muito fixe! Continuem assim! :)

    ResponderExcluir